Pular para o conteúdo principal

APLICATIVOS DE MEMORIZAÇÃO


IFTO - INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS

PESQUISA SOBRE APLICATIVOS GRATUITOS DE ESTÍMULO À MEMÓRIA DE PESSOAS COM ALZHEIMER

Aluna: Terezinha de Jesus A.C
Orientador: Prof. Mauro Henrique L. B

 


JUSTIFICATIVA

  A relevância da pesquisa se afirma na questão da saude de milhares de pessoas que padecem do Mal de Alzheimer no Mundo. Considerando que esse estudo poderá ser útil na minimização da doença que prejudica as funções cognitivas. Nesse sentido, considera-se que os Aplicativos podem atuar como instrumentos de tratamento, interferindo nos avanços da doença que comprometem á memória.

  O Projeto busca comparar e testar alguns dos aplicativos criados para ajudar na ativação da memória de pacientes que apresentam problemas de Alzheimer. Uma vez que tais mecanismos de auxilio na minimização de perda de memória, encontram-se disponíveis para servirem aos usuários que possuem aparelhos adequados para o acesso desses produtos, os quais serão avaliados em termo de eficiência a partir da experiência do usuário.

  De acordo com o Ministério da Saude a doença de Alzheimer, demêncianeurodegenerativa, isto é, perda de memória gradativamente, afeta mais da metade da população de idade mais avançada. No Brasil o Sistema Único de Saude, promove tratamento integral multidisciplinar e os medicamentos que retardam a evolução dos sintomas nos pacientes. O Alzheimer não tem cura e sua causa é desconhecida.Assim sendo, “A melhor forma de prevenir o Alzheimer é mantendo a estimulação cerebral constante” ( http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/alzheimer ).

  Considera-se que os Idosos são os que mais sofrem com doença de Alzheimer, deficiência que agrava a memória, deixando essas pessoas em condições de impotência mental e total dependência de outros que garantam atenção e cuidados. “A medida que a doença evolui, outras funções cognitivas declinam, como por exemplo, orientação, linguagem, julgamento, função social e a habilidade de realizar tarefas motoras.”(ANACLETO, 2013.)

  Todavia, o universo tecnológico oferece uma gama de aplicativos como Jogos Digitais para melhorar tanto a saude física como a mental. Apresentando bons resultados de aprendizagem educacional bem como solucionando problemas de raciocínio lógico. Os jogos digitais exigem do usuário o esforço mental, esse benefício pode auxiliar as funções cognitivas. (JOVANELLI, 2016)

  Dados estatísticos mundial apontam aproximadamente uma população de 35,6 milhões com a doença de Alzheimer. Nos casos gerais a patologia acomete pessoas entre 65 á 74 anos, outra faixa etária que também sofre com a demência sendo 50% de idosos com 85 anos. Estima-se ainda que nas próximas gerações a doença se multiplique no mundo somando 80 milhões de pessoas acometidas pela doença (BRITO, 2018,)

   Entretanto, a tecnologia enquanto área do conhecimento também pode trazer suas contribuições para ajudar no tratamento do Alzheimer. Inserindo-se no processo multidisciplinar que se relaciona ao tratamento não medicamentoso. Sendo assim, “a gestão entre ambientes, produtos, comunicação e serviços, por meio da criação de estratégias criativas, tem a possibilidade de cooperar na redução das limitações, sobretudo daquelas relacionadas ao desenvolvimento das atividades rotineiras.” (BRITO, 2018, p. 16).

  Diante dos relatos literários, constata-se a importância do projeto na promoção á saude, especificamente da população que é portadora do Alzheimer nas fases iniciais e críticas. Portanto, o produto tecnológico criado para atender essa necessidade do usuário tem a possibilidade de se apresentar como um excelente aliado à área Médica.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANACLETO, Débora DESIGN E INCLUSÃO SOCIAL DE IDOSOS COM ALZHEIMER. Trabalho de conclusão de curso Universidade Regional de Blumenau (FURB), 2013.

BRASIL, MINISTÉRIO DA SAUDE: Alzheimer Disponível em:( http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/alzheimer ).

BRITO, Talita Machado. DESIGN E SAUDE: CONTRIBUIÇÕES PARA OCUIDADO NA DOENÇA DE ALZHEIMER E OUTRAS DEMÊNCIAS. Dissertação de Mestrado em Designe. Universidade de Brasília, 2018.

JOVANELLI. Mariana Cristina. PROJETO DE APLICATIVO PARA APOIO ÀPREVENÇÃO À DOENÇA DE ALZHEIMER. Trabalho de conclusão de cursoUniversidade Estadual Paulista, (UNESP), 2016.

Clique aqui e preencha o formulário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apostilas e Editais https://www.apostilasopcao.com.br/apostilas.php?afiliado=14611 https://www.apostilasopcao.com.br/?afiliado=14611

video Projeto de Pesquisa de Aplicativos de Memorização para pacientes c...

Acesse o link:  https://www.youtube.com/watch?v=d0SxMakgGto